Recepção geral da Direção da Faculdade, assessoria administrativa e supervisão geral de expediente e agenda da direção.
Local: D-104
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta de 08:00h às 17:00h
Responsável pelas áreas de manutenção dos espaços físicos, segurança, infraestrutura em geral e de zeladoria do prédio.
Local: Sala D-101 e Portaria
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta de 07:00h às 22:00h
Setor que centraliza o armazenamento de materiais de consumo, levantamento e solicitação de aquisições afins e registro patrimonial da Faculdade.
Local: D-121
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Centraliza a catalogação, conservação e guarda de documentação, além do arquivo morto da Faculdade de Letras.
Local: D-119
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Responsável pela organização e conservação do acervo audiovisual da Faculdade, coordenação da utilização de salas e equipamentos de áudio e vídeo.
Local: F-201 e F-204
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Abriga o acervo de milhares de livros e periódicos da Faculdade de Letras, coleções raras e setores de conservação e processamento técnico do acervo.
Local: Bloco D – Final do corredor
E-mail:
Site: www.letras.biblioteca.ufrj.br/
Horário de atendimento ao público: De segunda a sexta-feira, das 08h às 20h. Férias: Horário especial
Reúne o acervo da Coleção Afrânio Coutinho, adquirida pela Faculdade de Letras. Além do tratamento e disponibilização do acervo, o CEAC tem por objetivo promover e apoiar atividades científicas, multidisciplinares no campo da literatura e da cultura em geral.
Coordenadores: Prof. Dr. Eduardo de Faria Coutinho e Dra. Mônica Amin (TAE)
Administração: Maria da Conceição Lima
Local: Bloco D – Hall da Biblioteca José de Alencar
Site: www.ceac.ufrj.br
Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta de 9:00h às 15:00h
Integração de atividades de infraestrutura junto aos órgãos setoriais da Unidade, bem como da atenção à execução de atividades das áreas manutenção dos espaços físicos, segurança e infraestrutura em geral do prédio.
Coordenação: Jorge Luiz Fernandes Barbosa
Local: D-112
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Responsável por gerenciar o intercâmbio na Letras. Presta apoio administrativo e logístico às disciplinas de português para estudantes internacionais da graduação da UFRJ, ao Curso de Português Língua Estrangeira oferecido a participantes do PEC-G (Programa Estudante-Convênio de Graduação) e à aplicação do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). Realiza a avaliação das atividades acadêmico-científico-culturais discentes (AACC), entre outros.
Coordenadora de Relações Internacionais: Professora Danúsia Torres
Vice-coordenadora de Relações Internacionais: Professora Ana Thereza Basílio Vieira
Coordenador Executivo de Relações Internacionais: José Pellizzon Sobrinho
Equipe: Camila Rodrigues, Milena Maximo e Vanessa Oliveira
Local: D-116
E-mails:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Oferta de cursos de línguas estrangeiras e de língua portuguesa à comunidade do Rio de Janeiro pela Faculdade de Letras da UFRJ.
Local: D-113
E-mail:
Site: clac.letras.ufrj.br/
Setor responsável pelos pedidos e entregas de diplomas dos cursos de graduação da Faculdade de Letras.
Local: D-114
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Gerenciamento e controle geral dos equipamentos de informática, atualização do site da Faculdade de Letras e suporte técnico em Hardware e Software.
Local: D118
E-mails:
Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta de 08:00h às 16:00h
Coordenação das atividades e uso do laboratório de Informática abertos à comunidade acadêmica da Faculdade.
Funcionários: Ana Teresa Araújo, Carlos Reis, Tania Reis e Solange Ubara
Local: Bloco D - Final do corredor
Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta de 08:00h às 22:00h
Gerência geral da tramitação de documentação administrativa e acadêmica da Unidade, recebimento e encaminhamento de solicitações e processos diversos.
Página: Protocolo
E-mail:
Local: D123
Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta de 9:00h às 15:00h
Setor responsável por assuntos docentes em geral, como a organização de concursos, afastamentos do país, processos eleitorais diversos, registro de reuniões de congregação, conselho departamental, entre outras atividades.
Secretário: Ubirajara Carvalheira Costa
Local: D-106
Página: Seção de Atividades Gerenciais
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Setor que responde pelas seguintes demandas dos alunos de graduação: estágios, monitorias, pedidos de auxílios, trancamento de matrícula e etc.
Local: D-109
E-mails:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Setor responsável pelos serviços: Regularização de Inscrição, Transferência de Créditos, Pedidos de Equivalência, Destrancamento de Matrículas, Histórico Escolar, Declarações, entre outros.
Chefe: Maria Cristina da Rocha Vidinho
Local: D-105
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta de 9h às 20h.
Responsável pela administração geral dos cursos de pós-graduação, orientação geral e registro acadêmico dos alunos de pós-graduação, organização de processos de defesa de teses e outras atividades afins.
Chefe da Secretaria de Pós-graduação: Nadia Maria Remanowski
Seção de Ensino de Pós-graduação: Patricia B. Oliveira Pereira, Victor Hugo Maia Osório.
Secretaria de Pós-graduação: Maria Goretti Cruz Marques Mello
Local: F-305
Site: secretariapg.letras.ufrj.br
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Responsável por gerenciar os cursos de Extensão oferecidos semestralmente na Faculdade de Letras ou em outras unidades através de convênios com outras instituições; apoio e organização de congressos e eventos da Faculdade de Letras.
Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão: Roberto Freiras e Karen Sampaio
Apoio técnico: Lídia Torres
Local: Sala de Cultura e Extensão ao lado do PACC
Página: Setor de Cultura e Extensão
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Responsável pela gerência das rotinas administrativas relacionadas às questões funcionais dos servidores da Faculdade.
Local: D-112
E-mail:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.
Coordenação: Gisele Batista da Silva e Michela Rosa Di Candia
Funcionário: Fabio Neves
Local: D-116
Emails:
Horário de atendimento ao público: Por agendamento.