SOBRE
O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – NIA atua na acessibilidade das pessoas com deficiência na Faculdade de Letras da UFRJ, em espaços, materiais, ações e processos desenvolvidos na Faculdade, promovendo a inclusão educacional e social dessas pessoas. Objetiva-se propiciar a permanência dos discentes deficientes com o propósito de fortalecer as práticas inclusivas de acesso à educação superior e também proporcionar acessibilidade aos docentes e técnicos com deficiência da Faculdade de Letras.
O Núcleo, além de refletir o contexto educacional inclusivo, é composto por servidores que promovem ações de acolhimento, de informação e de integração dos discentes com a comunidade acadêmica, com a colaboração da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ – DIRAC e das indicações do Fórum Permanente UFRJ Acessível. Essas ações são desenvolvidas a partir de estudos em pesquisas científicas e da participação em capacitações a respeito da pessoa com deficiência.
O NIA dispõe de materiais e recursos tecnológicos, que contribuem para a acessibilidade em sala de aula e produção de materiais didáticos. Também são disponibilizadas orientações, no formato de artigos e links de sites, que buscam interação entre tecnologia e informação, proporcionando o acesso às informações sobre inclusão.
ATIVIDADES DO NIA
CONVERSA COM O PROFESSOR
Momento de conversa com docentes da Faculdade de Letras, em reuniões coletivas ou individuais, a fim de informar demandas de alunos com deficiência e compartilhar estratégias de ensino-aprendizagem desses discentes.
CAPACITAÇÕES
Oferta de oficinas, palestras, cursos, eventos, pesquisas sobre acessibilidade, Tecnologias Assistivas, políticas educacionais e estratégias de ensino-aprendizagem para pessoas com deficiência.
CLAC-NIA ACESSIBILIDADE
Em parceira com o CLAC, o NIA propõe um sério projeto de extensão (cursos/palestras/oficinas) sobre ensino para pessoas com deficiência, na modalidade presidencial/distância, para instrutores do CLAC, comunidade acadêmica da UFRJ e público externo. Este projeto visa à capacitação básica sobre acessibilidade, Tecnologias Assistivas, políticas educacionais e estratégias de ensino-aprendizagem para pessoas com deficiência.
ENCONTRO COM O ALUNO
Conversa com os alunos deficientes da Faculdade de Letras, em reuniões coletivas ou individuais, a fim de conhecer as demandas desses alunos e poder colaborar com a vida acadêmica.
ACESSIBILIDADE EM SALA DE AULA
- Carteiras adaptadas de estudo para cadeirantes
- Carteiras adaptadas para manuseio de notebooks/tablet para pessoas com mobilidade reduzida
- Notebook ou tablet para uso em sala de aula com leitores de tela para pessoas cegas ou com softwares que permitem ampliar o tamanho da fonte dos textos para pessoas com baixa visão.
- Reserva de salas de aulas para alunos que necessitam de maior tempo para realizar avaliações.
- Produção de material didático e avaliações em Braille para alunos cegos ou com baixa visão mediante solicitação dos professores.
CONSULTORIA
O NIA informa sobre legislação, acessibilidade e estratégias de ensino para pessoas com deficiência, por meio de agendamento.
DIÁLOGO EM FAMÍLIA
Oportunidade de diálogo com os responsáveis de alunos a fim de possibilitar um momento de troca e de conhecimento.
FACILITADORES DA APRENDIZAGEM
Alunos bolsistas enviados pela Diretoria de Acessibilidade – DIRAC/UFRJ são encaminhados para acompanhar alunos com deficiência. O NIA colabora com o controle de frequência e o acompanhamento dessas atividades.
ACESSO AO CONHECIMENTO
O NIA busca propostas de Tecnologia Assistiva junto a especialistas em tecnologia, no âmbito da UFRJ, para que possa colaborar com o acesso ao conhecimento, por exemplo, a instalação de softwares em laboratórios de informática e biblioteca da Faculdade de Letras como o DOSVOX, software desenvolvido pelos Projetos de acessibilidade do Instituto Tércio Pacitti - NCE/UFRJ ( intervox.nce.ufrj.br).
AÇÕES NA FACULDADE DE LETRAS
VOX - PRODUÇÃO DE MATERIAIS EM ÁUDIO PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO
Criado em 2018, pela Professora Doutora Katia Teonia Costa de Azevedo (Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras); este projeto desenvolve textos acessíveis para alunos dos cursos de Letras, que sejam cegos ou com baixa visão, contribuindo para a inclusão e permanência dessas pessoas no contexto acadêmico. Atualmente, o projeto está sob a responsabilidade da Coordenação pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA), da Faculdade de Letras.
LIBRAS PARA TODOS: ENSINO A DISTÂNCIA
Criado em 2017, pela Professora Doutora Valeria Fernandes Nunes (Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras); este curso de extensão fornece ambiente de ensino-aprendizagem de conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Cultura Surda.
Equipe
Fernanda Grazielle Aparecida S. de Castro (Coordenação Acadêmica)
Roselane Loureiro Gadelha de Azedias (Técnico em Eletrotécnica)
Christina Georgia Fernandes dos Santos (Técnico em Eletrotécnica)
Jacinelma Melo Santos Machado (Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais)
Daniel Lima Nascimento (Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais)
Sonia Cristina Reis (Gabinete Direção Faculdade de Letras)
Contato
E-mail:
Endereço: Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917, SALA F-102.