QUADRO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS 02


SÉRIE ACESSIBILIDADE INFORMA

LINGUAGEM SIMPLES

OU LINGUAGEM SIMPLIFICADA


Coordenado por: Fernanda Grazielle

Texto de: Rose Lane Gadelha

Descrição: Christina Geórgia Fernandes dos Santos

Interpretes: Lorraine Mayer Germano

Revisor: Jacinelma Melo Santos Machado

Consultor: Ana Paula da Cunha Ribeiro



Respeitar as diferenças também envolve reconhecer o direito ao acesso à comunicação para todos. Historicamente, o movimento voltado para uma Linguagem Simples como uma técnica de comunicação e como uma causa social surgiu no Reino Unido e nos Estados Unidos nos anos 1940 e hoje está presente em mais de trinta países e em diversos idiomas. Assim, tornou-se acessível a pessoas com transtornos de linguagem, entre outros, pelo mundo. Essa linguagem é muito usada em avisos, placas e textos introdutórios, de forma a permitir que as pessoas consigam localizar rapidamente, entender e usar as informações. Dicas básicas para a concepção de textos acessíveis com linguagem simplificada:

  1. Evite frases extensas. Use uma extensão média de 15 a 20 palavras;
  2. Use palavras simples, que o leitor provavelmente entenderá;
  3. Use apenas as palavras necessárias;
  4. Use preferencialmente a voz ativa, a menos que tenha uma boa razão para usar a voz passiva;
  5. Utilize verbos claros para expressar ações;
  6. Construa texto de preferência em tópicos;
  7. Seja objetivo na abordagem do assunto, sempre que possível, e fale de modo claro e categórico;
  8. Evite ou reduza ao mínimo as referências cruzadas;
  9. Evite, sempre que possível, linguagem com marcadores de gênero;
  10. Aproprie-se da pontuação com precisão.
Obs: Vai atender a indivíduos com transtornos de linguagem, como a dislexia, indivíduos com deficiência intelectual e indivíduos com déficit de atenção, entre outros.