QUADRO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS 02
SÉRIE ACESSIBILIDADE INFORMA
LINGUAGEM SIMPLES
OU LINGUAGEM SIMPLIFICADA
Coordenado por: Fernanda Grazielle
Texto de: Rose Lane Gadelha
Descrição: Christina Geórgia Fernandes dos Santos
Interpretes: Lorraine Mayer Germano
Revisor: Jacinelma Melo Santos Machado
Consultor: Ana Paula da Cunha Ribeiro
Respeitar as diferenças também envolve reconhecer o direito ao acesso à comunicação para todos. Historicamente, o movimento voltado para uma Linguagem Simples como uma técnica de comunicação e como uma causa social surgiu no Reino Unido e nos Estados Unidos nos anos 1940 e hoje está presente em mais de trinta países e em diversos idiomas. Assim, tornou-se acessível a pessoas com transtornos de linguagem, entre outros, pelo mundo. Essa linguagem é muito usada em avisos, placas e textos introdutórios, de forma a permitir que as pessoas consigam localizar rapidamente, entender e usar as informações. Dicas básicas para a concepção de textos acessíveis com linguagem simplificada:
Evite frases extensas. Use uma extensão média de 15 a 20 palavras;
Use palavras simples, que o leitor provavelmente entenderá;
Use apenas as palavras necessárias;
Use preferencialmente a voz ativa, a menos que tenha uma boa razão para usar a voz passiva;
Utilize verbos claros para expressar ações;
Construa texto de preferência em tópicos;
Seja objetivo na abordagem do assunto, sempre que possível, e fale de modo claro e categórico;
Evite ou reduza ao mínimo as referências cruzadas;
Evite, sempre que possível, linguagem com marcadores de gênero;
Aproprie-se da pontuação com precisão.